segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cozinha Alemã

Alemanha Doce

Os pratos do dia-a-dia de um alemão são geralmente compostos de carne suína e bovina, batatas, cozidos, sopas e legumes. Na Alemanha, é comum ir direto à refeição principal, já que as saladas aparecem na forma de acompanhamentos ou em ocasiões especiais. O caminho para as sobremesas, portanto, fica mais curto. E não é por acaso.

Pensar na gastronomia alemã é logo imaginar salsichas, defumados, cervejas e chucrute, mas sobremesas são um capítulo à parte na cozinha germânica. Um grande repertório é preparado com base em massas folhadas. As sobremesas ainda passeiam pelos cremes, frutas da estação, gelatinas ou sorvetes.

Uma curiosidade: a presença das frutas ao natural ou em forma de compotas tem origem na tradição do povo alemão em ter pequenos pomares em suas casas. Desta tradição, surgiram tortas mundialmente famosas, como Floresta negra e Torta de cerejas. Na Alemanha também surgiram delícias doces como a Rote Grütze, compota de frutas vermelhas, ou a autêntica Rotweingelee, gelatina de vinho tinto e sorvete.

Saindo das sobremesas e indo para outro símbolo alemão, os pães, percebe-se que a variedade é grande. Há o pão escuro, o "dampfnuleln", os pães com especiarias, os pães à base de castanhas e nozes.

Dificilmente se encontrará um cachorro-quente com o aspecto mundialmente difundido por lá. Na Alemanha, você será servido com uma salsicha e um pão redondo ao lado, para que vá saboreando, cada um, como desejar.

Criada há mais de 9.000 anos pelos egípcios, a cerveja, grande estrela da típica gastronomia germânica, não serve só para acompanhar os pratos. Ela é utilizada como ingrediente de receitas. As cervejas escuras, mais consistentes e de sabor mais adocicado, misturam-se, por exemplo, a ensopados e carnes defumadas.

Existem mais de 1.200 fabricantes de cerveja espalhados pelo país. Há variados sabores da bebida para qualquer tipo de consumidor, que pode escolher entre mais de 5.000 marcas diferentes. A Oktoberfest, festa máxima de celebração à bebida nacional, acontece em Munique, capital da Baviera, atraindo milhares de turistas todos os anos.

FONTE:
Cozinha País a País

RECEITAS:
Rudge SBC

PARA SABER MAIS:

Portal São Francisco
Mulher de Classe
DW Wolrd

0 comentários:

Postar um comentário