quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Slow Food

O movimento Slow Food foi fundado na Itália, em 1986 e tornou-se uma organização internacional sem fins lucrativos até 1989, hoje já possuem uma rede de 80.000 associados.

Slow food é comer melhor, saborear, sentar à mesa junto de pessoas queridas e diante de uma verdadeira refeição. O conceito do movimento está ligado à variação do sabor original do alimento, cultivado no seu tempo e meio natural.

O movimento tem como missão defender a biodiversidade, divulgar a educação do gosto e unir aos co-produtores aqueles que têm produtos de excelência.

O slow food representa a união entre a ética e o prazer da alimentação. Um dos objetivos deste movimento é restituir ao alimento sua dignidade cultural, favorecer a sensibilidade do gosto e lutar pela preservação e uso sustentável da biodiversidade. O movimento utiliza da importância do prazer aliado à alimentação. Celebra a diferença dos sabores, a produção artesanal de alimentos, os pequenos produtores, as propostas sustentáveis para a pesca e para a criação dos animais.
Dentro do movimento slow food, o prazer de saborear boa comida e bebida de qualidade deve ser combinado com o esforço para salvar os inúmeros grãos, vegetais, frutas, raças de animais e produtos alimentícios que correm perigo de desaparecer devido ao predomínio das refeições rápidas e do agronegócio industrial.

A associação reúne pessoas apaixonadas por gastronomia, grupos de pequenos produtores de alimento, pesquisadores e chefs profissionais.

No Brasil, o slow food fez um catálogo denominado Arca do Sabor, com produtos, pratos, animais, frutas, legumes e verduras que correm riscos de se perderem na memória da população. O principal objetivo da arca é salvar os inúmeros grãos, vegetais, frutas, raças de animais e produtos alimentícios que correm perigo de desaparecer devido ao predomínio das refeições rápidas e ao agronegócio industrial.

0 comentários:

Postar um comentário