sábado, 6 de fevereiro de 2010

Cozinha Grega

Ilhas da Mesa Saudável

A culinária grega é fundamentada em ingredientes da chamada "culinária saudável": azeite, peixes, ervas aromáticas e legumes. Com exceção das ilhas, a imagem da cozinha grega não se associa aos peixes. É uma cozinha de terra firme, de cultivos, que tem como base a beringela, os tomates, as abóboras, os pimentões, o pepino, os alhos, o grão-de-bico, o feijão ou as lentilhas e o arroz.

As hortaliças estão presentes inclusive nas massas, molhos e temperos que caracterizam os mezze --aperitivos que iniciam uma refeição, no costume de países norte-africanos e do oriente próximo. A beringela e o tomate estão presentes em quase todas as receitas. Especialmente a beringela, que tem papel de destaque em molhos, cremes, sopas, saladas e em todo tipo de combinações.

É grande a paixão dos gregos pelos legumes recheados. Abobrinhas, tomates, pimentões ou abóboras, todos trazem sempre um recheio: arroz e ervas aromáticas; arroz, passas e pinolli; arroz com carne; carne picada e verduras, ou até mesmo outros legumes.

O azeite, o alho e o limão são temperos obrigatórios na grande maioria dos pratos. Especialmente o azeite, fruto de variedades como a koroneiki, oliveira que dá origem a óleos que marcam a identidade da cozinha do país.

Outros produtos imprescindíveis à cozinha grega são as ervas aromáticas e as especiarias. Há ainda a destacar as azeitonas, como a kalamata (preta) ou a naflion (verde), e os queijos. O iogurte constitui outro dos traços de identidade da gastronomia local.

A pecuária concentra-se principalmente na criação de bovinos, porém ovelhas e cabras, cordeiros e cabritos são também destaques da cozinha do país. Na culinária das ilhas, sobressaem as espécies marinhas, como os peixes azuis: cavalas, sardinhas, manjubinha, atuns ou peixes-espada, juntamente com pargos, dourados, robalos, mexilhões, lulas e polvos.

Cada ilha tem suas receitas e suas espécies marinhas prediletas, mas, em geral, predominam os cefalópodes (polvos e lulas), espécies como o bonito e o atum e, até mesmo, as trilhas. Os peixes costumam ser marinados num tempero preparado à base de suco de limão.

FONTE:
Cozinha País a País

PARA SABER MAIS:
Correio Gourmand
Site da Theodora Hellas
Portal São Francisco

RECEITAS:
Terra Culinária

0 comentários:

Postar um comentário